Endereço: Av. Caetano Gornati, 1101, Engordadouro, Jundiaí - SP
Projeto realizado: Escadas mistas para 524 sobrados
A Living foi fundada em 2007 e é marca do Grupo Cyrela que existe e atua no setor imobiliário desde 1962.
O Vintage Condomínio Club é composto por 614 casas, sendo 524 casas de 103m² e 90 casas de 87m². Está localizado no bairro Engordadouro na cidade de Jundiaí, no estado de São Paulo e foi concluído em 2014.
A obra procurava e necessitava de uma empresa que pudesse atendê-la no prazo, na quantidade e qualidade necessária para entregar 524 casas com escadas mistas. O que era a grande parte das 614 casas do condomínio.
As escadas das 524 casas seriam iguais e teriam a estrutura e corrimãos metálicos com degraus em madeira.
Pelo porte da obra era necessário o desenvolvimento de algumas particularidades, de forma a garantir os prazos, o ritmo de produção e a redução de custos.
Para isso foram criados vários dispositivos de melhoria de produtividade bem como o treinamento do pessoal, tanto na fabricação das escadas em nossa fábrica, como na instalação na obra.
Uma das medidas tomadas foi o fornecimento de 24 moldes metálicos que seriam usados no momento de concretagem das lajes. Após a concretagem os moldes eram sacados deixavam os vãos das escadas com medidas precisas e ainda deixavam dois tubos de PVC insertados, que serviriam para o posicionamento e a fixação exatos da escada, sem a necessidade de furar as lajes na hora da instalação da escada, ocasionando mais mão de obra e a possibilidade de encontrar a suas ferragens.
Desenvolvemos um sistema de instalação das escadas com gabaritos que possibilitavam que um único montador, sem ajudante, montasse duas escadas por dia. Em fases mais aceleradas da obra chegamos a montar 132 escadas/mês, com 3 instaladores.
Para essa obra foi adotada a utilização de degraus provisórios de madeira inferior. A escada era instalada completa na parte metálica, mas com degraus provisórios para serem usados durante a obra, sem a preocupação de danificar os degraus definitivos. Os degraus definitivos seriam de madeira garapeira, lixadas de fábrica, prontos para receber a resina final de poliuretano.
As partes metálicas eram facilmente pintadas pela equipe de pintura da obra, pois não havia a necessidade de proteção dos degraus provisórios. A equipe de pintura era a mesma que realizava a pintura das paredes e, próximo da entrega para os proprietários, substituíamos os degraus provisórios pelos definitivos e as casas eram entregues com as escadas em perfeitas condições.